sexta-feira, 3 de abril de 2009

Senso Comum




  • De forma a facilitar e expor, a relação entre o senso comun e o desenvolvimento humano, irei utilizar o provérbio abaixo descrito.

«No trabalho e experiência, aprendeu o homem a ciência»


  • Provérbio este popular, mas sábio. Foi, de facto, do esforço e da necessidade que o ser humano sentiu urgente, a busca constante de mais conhecimentos.
  • A experiência adquirida ao longo do seu percurs, seja ele académico ou ambiental, vai ao encontro da necessidade de investigação, essa que se torna numa ciência. Ao tomar as rédeas da aprendizagem, qualquer aprendente põe em prática os ensinamentos adquiridos.
  • Tomando a formação profissional como exemplo, onde os alunos adquirem os conhecimentos transmitidos pelos seus formadores no decorrer das aulas, sejam elas teóricas ou práticas, estes põem em prática as competências físicas, sociais e psicológicas, necessárias para a resolução das situações do dia-a-dia.
  • Desenvolvendo assim as suas capacidades cognitivas, num futuro contexto de trabalho, poderão aperfeiçoá-las, com a aplicação desses conhecimentos e com a influência do meio ambiente, reforçando experiências e saberes.
  • Todos os conhecimentos adquiridos ao longo de uma formação profissional serão postos em prática num estágio já previsto. É nesta fase que os aprendentes revelam a sua aprendizagem, na medida em que podem fazer sozinhos, mas monitorizados, todos os conteúdos que foram leccionados. Muitas vezes são os que piores prestações intelectuais demonstraram, que se revelam os melhores trabalhadores. Este tipo de situações surge não raras vezes.
  • No seguimento do que foi exposto, posso ainda acrescentar que uma das medidas a ser posta em prática pelos agentes que regulam os referenciais, programas de ensino e conteúdos de aprendizagem, vão levar a cabo a medida de alargamento de estágio, em detrimento do tempo de aprendizagem teórica.
  • Quer-se, então, com esta medida reduzir a matéria, alargar horizontes laborais e promover o ensino através do "saber fazer".
  • Os conhecimentos dados pela ciência são a mola que impulsiona toda a aquisição de qualquer tipo de aprendizagem, uma vez que sem esta o senso comum também, só por si, não pode vigorar. Os dois - senso comum e ciência, entenda-se - têm de andar lado a lado ao longo de todo este processo.
  • Em suma e de acordo com o exposto, seja o consenso na necessidade e importância nos estágios, esses uma mais-valia para o desenvolvimento individual, ou o aumento das horas de práticas em contexto de trabalho, nos referenciais de formação, estas vão ao encontro do provérbio acima transcrito, comprovando assim a presença do senso comum, utilizado na maioria dos ditados e provérbios populares em todo o mundo, aplicando a sabedoria ou seja os conhecimentos adquiridos ao longo da vida, influenciados pelo meio circundante e pela interacção social. Para concluir e por achar relevante para o tema, transcrevo um outro ditado, apoiando o exposto neste texto.

«ouço esqueço; vejo lembro; faço aprendo»

  • Bibliografia

http://provérbios.aborla.net/pesquisa/trabalho

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