sexta-feira, 3 de abril de 2009

Desenvolvimento Humano



  • Após investigação e leitura de diversos manuais, resumos e publicações, para a abordagem, de forma resumida, do tema «Desenvolvimento Humano», urge fazer-se uma breve passagem pela teoria de Charles Darwin (12 Fevereiro 1809 - 19 Abril 1882), centrando-me nas teorias de Jean Piaget (9 Agosto 1809 - 16 Setembro 1980), pois julgo ser a corrente mais adequada para o tema em causa.

  • Sendo Charles Darwin um apaixonado pelas ciências naturais, iniciou uma viagem com a duração de 5 anos, como naturalista num navio à volta do mundo. Atencioso e meticuloso, Darwin analisou até à exaustão os dados por ele recolhidos nessa viagem, por mais de 20 anos, publicando a 24 de Novembro de 1959, as suas primeiras conclusões, no livro «A ORIGEM DAS ESPÉCIES», contradizendo a Bíblia, afirmando que a Terra teria milhares de anos e todas as espécies divergiam de um mesmo organismo, incluindo a raça humana, ao contrário do transcrito pela Bíblia, onde o humano teria sido feito pelo Criador.
  • Fundamentou estas teorias com a constante mutação, ao longo do tempo, causada pela adaptação das espécies ao ambiente circundante, apoiado nas inúmeras observações efectuadas. Cauteloso, dá apenas a entender que o humano derivava do mesmo antepassado que o símio, mas só no seu seguinte livro, o afirma, o que apesar de ter sido aceite pela maioria, era algo que ninguém gostava de afirmar, pois seria desprestigiante à raça humana.
  • Por todo o exposto, o mais relevante para o tema, o da educação, depreende-se que as espécies e o ambiente circundante seleccionam os mais fortes e resistentes, de forma a sobreviverem às alterações do ambiente circundante, ou seja, existe uma transmissão genética de geração em geração, mas desde o nascimento à morte, a espécie continua a sofrer constantes mutações, desenvolvendo-se ao longo dos séculos.
  • Explicando por exemplo, os conhecimentos inatos dum recém-nascido, ao saber chorar ou reconhecer a dor, quando o médico lhe dá uma palmada, de forma a libertar as vias respiratórias e seu desenvolvimento cognitivo, como a fala, adquirido ao longo da sua aprendizagem, seja esta transmitida pelos seus pais, mas também o seu ambiente circundante, seja esse físico ou social, como a televisão, questão a ser desenvolvida posteriormente em pormenor.
  • Jean Piaget, apesar de dirigir o seu estudo especialmente ao desenvolvimento da criança, e de ao longo de 70 anos e mais de 50 livros e monografias, não era seu objectivo entrar no campo da educação, mas sim na Biologia, Filosofia, Psicologia, Lógica, entre outros, tendo como principal preocupação o estudo dos processos de pensamento, da infância até à idade adulta.
  • Com uma visão interacionista, onde junta elementos de outra correntes de pensamento, como a psicanálise que centra os seus estudos nos processos emocionais e irracionais, e o behaviorismo, pondo de parte as características individuais, afirma que todo o desenvolvimento era proveniente da aprendizagem, que poderiam ser motivados pelo estímulo ambiental, Piaget na sua teoria, demonstra que o humano através da contínua interacção, procura descobrir o sentido do mundo, construindo estruturas mentais e adquirindo novos modos de funcionamento dessas estruturas, sistematizando as suas ideias num todo coerente.
  • Tendo a teoria como principais conceitos, a hereditariedade, onde e de acordo com Darwin, o indivíduo herda geneticamente, não a inteligência, mas sim as ferramentas para a desenvolver em contacto com o meio ambiente, a adaptação, que é o processo que envolve a acomodação como a assimilação, criando o desenvolvimento do indivíduo, conseguindo mais competências cognitivas, possibilitando a resolução de situações do dia-a-dia, o esquema que a partir das ferramentas biológicas herdadas, se formam as estruturas com a finalidade de organizar as diversas sensações e estados internos desconhecidos, e o equilíbrio para a sobrevivência o organismo busca um estado de equilíbrio, se houver um desequilíbrio este volta ao estado anterior de equilíbrio.
  • Posto isto, Piaget estabeleceu quatro períodos no processo evolutivo, que passo a enumerar de seguida, são eles, 1º Sensório Motor (0 a 2 anos); 2º Pré-operatório (2 a 7 anos); 3º Operações Concretas (7 a 11 ou 12 anos); e por ultimo o 4º Operações Formais (11 ou 12 anos em diante), esses transitados por todo o indivíduo, em função das suas características biológicas e no estímulo ou ausência do mesmo pelo meio ambiente.

  • Em suma, podemos concluir que o desenvolvimento humano está presente em todas as fases da vida, desde o nascimento através de conhecimentos inatos, a aprendizagem de como andar, falar a solucionar problemas matemáticos, até à morte e nós, como educadores e formadores, temos de incentivar os nossos alunos a não esquecerem a necessidade da contínua formação e aprendizagem, de forma a se conhecerem melhor e conseguirem superar as dificuldades do dia-a-dia e, talvez o mais difícil, conseguir minimizar o deficiente ambiente circundante, que hoje se apresenta mais frequentemente, também sensibilizar e auxiliar os pais através da transmissão de conhecimentos e ferramentas, de forma a reforçarem o apoio parental adequado e assim conseguimos um melhor ensino e eficaz, pois estamos a formar as gerações do futuro.

  • Bibliografia:


http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s0104-12822007000100011&Ing=es&nrm=iso

http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm

Rappaport,C. (1981).Psicologia do Desenvolvimento.S.Paulo:EPU.(4 vol.)

Henry Gleitman. Psicologia. Fundação Calouste Gulbenkian, trad. vários, Lisboa (Cap. 13 e 14)

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